Equipamentos

 Antigamente para produzir qualquer tipo de conteúdo de áudio era necessário um aparato tecnológico imenso. Desde mesas de áudio, pre-amplificadores, monitores de áudio, até fones de precisão e etc. 

Monitor de Áudio ou Fones de Ouvido?

 Monitor de Áudio

  Os monitores de áudio, são caixas de som, são chamados de monitores de referência. Em trabalhos mais profissionais e em estúdios são os tipos de retorno de áudio mais comuns. Além de terem uma fidelidade sonora maior, permitem acompanhar o áudio em faixas diferentes, com a possibilidade de acompanhar as possibilidades de um áudio stereo. Geralmente estão posicionadas de forma geométrica que permita que o áudio seja tanto para o R (right ou direita) quanto para o L (left ou esquerda) da mesma forma. Por ser um equipamento um pouco caro, recomenda-se que seja feita uma boa pesquisa antes de comprar. E vale aquela dica, se você não está ganhando dinheiro com o seu podcast, não gaste muito com equipamento.

 Fones de Ouvido

 Em geral é a alternativa mais viável, principalmente para quem não tem estúdio ou um ambiente controlado. Mas tenha atenção ao comprar um fone. Se for trabalhar com áudio prefira os fones do tipo over ear (que não ficam dentro do ouvido). Ainda assim, faça algum teste antes de comprar, veja se ele tem um áudio fidedigno mas também observe se ele se adapta a sua cabeça e ouvido. Não é incomum, comprar um fone, que é bom em relação ao áudio, mas que se você passar horas com ele começa a machucar. 

   Um estúdio de áudio que se prezasse deveria ter pelo menos isolamento acústico e salas de captação separados da ilha de edição. Com microfones cada vez mais caros, não era incomum que esse fosse o equipamento mais valioso no estúdio. Algo que antigamente fazia muito sentido, uma vez que era impossível captar o som sem interferências em um ambiente não controlado, hoje é considerado uma cereja do bolo.

Placa de Áudio ou Mesa de Som? 

 

Placa de Áudio

Se você vai fazer um podcast pequeno e tem poucos recursos uma placa de áudio é o ideal. Com um microfone condensador e um braço articulável, um estúdio modesto pode produzir ótimos podcasts. São compactos, pesam pouco e a maioria não precisa ligar na tomada, basta plugar na entrada USB  de seu computador, que vai servir tanto para alimentação como para o trafego de áudio. 

Mesa de Som                 

Uma mesa de som, em geral é mais utilizada se você possui muitas entradas de áudio. Caso você precise gravar instrumentos ou mesmo fazer uma transmissão ao vivo, esse é um equipamento que vai te livrar de muita dor de cabeça. Só tenha cuidado com as especificações da mesa que você vai comprar. Custam mais caro que uma placa de áudio e precisam de alimentação externa, prefira as que já fazem o trafego de dados por USB. Tenha muito cuidado na hora de escolher quantas entradas e saídas sua mesa vai possuir. Algumas vezes, você acaba comprando uma com mais entradas e no final nem as utiliza. 

Ter equipamentos caros e aparelhagem de som completa é algo que pode ser construído com o tempo. Se você quer mesmo começar e tem algum dinheiro sobrando, tudo o que você vai precisar são de alguns equipamentos, que juntos não custam mais de 10 mil reais.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um home studio modesto: Com computador, placa de áudio, microfone, monitores de referencia e um ou dois fones de ouvido, não passaria de 5 mil reais. Mas, é claro, isso é para quem tem algum dinheiro e interesse suficiente para investir nesse ramo. Sempre que for gastar com equipamento se pergunte. É mesmo necessário? Já faturei com o que tenho o valor que vai ser gasto? Ou se for um hobby, vou ter tempo para usá-lo? 

 

Lapela:  O microfone de lapela é um tipo muito comum. Geralmente são utilizados em entrevistas onde o entrevistado vai estar sentado ou onde não seria conveniente ter um microfone aparecendo. Muitas vezes ele se torna tão imperceptível que não é sequer notado. Possui uma captação de áudio que prioriza a voz, só é preciso ter cuidado com colares, cabelo e outros acessórios para não interferirem na captação. 

Condensador:  Esse é um típico equipamento de estúdio. Muito utilizado em locuções ou produções de áudio onde vai se priorizar a voz. Tem um poder de captação muito bom. O porém nesse caso é que em ambientes não controlados ele pode captar ruídos e outras coisas que você não está afim. Geralmente necessita de uma fonte de alimentação auxiliar, o chamado Phantam Power. 

Dinâmico:  O mais comum de todos. Em geral pode ser visto em shows, reportagens para telejornais e programas de auditório. A capacidade de captação de áudio dele é menor, se comparado com o condensador, mas isso é o que o torna essencial para algumas atividades. Como a fonte sonora precisa estar muito próxima a ele, geralmente ruídos indesejados não são captados. 

Está sem grana para esses equipamentos todos? saiba que é possível fazer gravação e edição de áudio com um equipamento que você com certeza tem: 

Podcasts recomendados:

     

Leitura complementar:

  Como montar um Home Studio gastando pouco?

      Veja aqui algumas dicas para montar seu próprio home studio. 

Obs:. Se algum link ou podcast estiver fora do ar, indique-o no fórum "espaço interação"

Última atualização: Monday, 26 Sep 2022, 09:06